ATIVIDADE DE SEGUNDA-FEIRA, 3 DE JUNHO DE 2024.

 Objetos do conhecimentos:

• Correspondência fonema-grafema.
• Produção de texto oral.
• Sequências recursivas: observação de regras usadas utilizadas em seriações numéricas (mais 1, mais 2, menos 1, menos 2, por exemplo).
• Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário.
As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
• A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade.

Habilidades:  

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. 
(EF01MA16) Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Objetivo:

• Levantar os conhecimentos sobre o gênero textual parlenda.
• Reconhecer as finalidades das parlendas.
• Utilizar os conhecimentos que já têm sobre o tema e apoiar-se em outras informações para fazer antecipações e inferências na leitura de uma parlenda.
• Classificar objetos, segundo critérios preestabelecidos.
 • Retomar a nomenclatura de alguns sólidos geométricos.
• A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade.

Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração: Boa tarde meu Deus querido, a aula já vai começar, nós queremos que o senhor, venha conosco ficar, aqui estamos juntinhos, e já vamos estudar, abençoe as professoras, os coleguinhas, a nossa escola também o nosso lar. Em nome do pai, do filho, do espírito santo, amém.
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário
Chamadinha
Cantinho da Leitura.

Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> RECITANDO PARLENDA.

Roda de conversa com os launos sobre brincadeiras o para que os alunos comentem se já participaram de uma cena como essa e em que momento e com qual finalidade esse gesto é realizado.

Atividade do livro de português página 76 e 77.

Explorar a imagem com perguntas como: o que vocês acham que essas crianças estão fazendo? Por que as crianças colocaram os dedos dentro da mão de uma outra criança?
 Recitar mais uma vez a parlenda, estimulando os alunos a apontarem as palavras. Peça que, ao ser pronunciada a palavra que começa com /d/ (dedo), parem a récita. Percorra as carteiras para verificar se estão apontando a palavra dedo, desafiando-os a verbalizarem as estratégias de leitura usadas. Amplie a atividade, questionando os alunos sobre a quantidade de vezes que a letra d aparece na palavra dedo.


     



MATEMÁTICA:

> SEQUÊNCIAS.
Aula explicativa e dialogada.
Atividade no livro 78 e 79.
Os alunos deverão reproduzir, colorindo com as mesmas cores da ilustração, as bandeirinhas que estão abaixo da imagem. Para isso, deverão identificar as duas cores (vermelho e verde) e, em seguida, perceber que este padrão se repete. 





HISTÓRA:

 HISTÓRIA DO MEIO AMBIENTE.
Aula dialogada.
Exibição do vídeo:Chico Bento em: Coitado do Ribeirão (2011)
Nesta aula, espera-se incentivaros  os alunos uma postura ativa, a fim de que se sintam responsáveis pela preservação do ambiente em que vivem.


Avaliação:


Comentários