ATIVIDADE DE TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2024.

Objetos do conhecimento

• Construção do sistema alfabético e da ortografia.
• Construção do sistema alfabético.
Estratégia de leitura.
• O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Habilidades:

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua  representação escrita.
Competência específica 2 de Matemática para o Ensino Fundamental. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

Objetivo:

  •Explorar o gênero textual poema.
  • Desenvolver a consciência fonológica.
  • Ler e interpretar um poema
  • Localizar informações em textos.
  • Reconhecer símbolos e códigos no contexto da vida real.

Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração: Boa tarde meu Deus querido, a aula já vai começar, nós queremos que o senhor, venha conosco ficar, aqui estamos juntinhos, e já vamos estudar, abençoe as professoras, os coleguinhas, a nossa escola também o nosso lar. Em nome do pai, do filho, do espírito santo, amém.
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário
Chamadinha
Cantinho da Leitura.

Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.


> POEMA.
Leitura do poema.A PIPA E O VENTO (Cleonice Rainho).
Atividade do livro de português página 69, atividade 1,2,3,e 4.

Ouça a leitura e reponda as questões corretamente.





MATEMÁTICA: 

>  SÍMBOLOS E CÓDIGOS

Roda de conversa iniciada na página anterior sobre os símbolos apresentados perguntando quais eles já conheciam e em quais situações os conheceram. 

Retomada da aula anterior.
Atividade do livro de matemática pagina 73.

Ligue corretamente:



Atividade complementar.

Propor aos alunos que, em grupos, pesquisem em jornais e revistas alguns símbolos, que devem ser recortados e colados em uma folha avulsa. Depois, socialize os diversos símbolos pesquisados pelos alunos e explore o significado de cada um. Se achar interessante, complemente a atividade apresentando aos alunos o símbolo da reciclagem. .

GEOGRAFIA:

>LUGARES ONDE VIVEMOS.
 Investigação do conhecimento prévio.
Peça que os alunos descrevam os lugares que elas frequentam e os  que mais gostam de brincar.



Avaliação:




Comentários