ATIVIDADE DE QUARTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2024.

Objetos do conhecimento:

• Construção do sistema alfabético e da ortografia
• Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências
• Corpo humano
Respeito à diversidade

Habilidades: 

01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais
EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. 
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Objetivo:

• Reconhecer a alteração sonora provocada pela presença do til nas palavras.
• Reconhecer o sinal gráfico til e perceber o uso dele nas palavras.
• Classificar e organizar materiais de acordo com o atributo cor
 •Reconhecer a infância como uma fase do desenvolvimento do ser humano.

Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração: Boa tarde meu Deus querido, a aula já vai começar, nós queremos que o senhor, venha conosco ficar, aqui estamos juntinhos, e já vamos estudar, abençoe as professoras, os coleguinhas, a nossa escola também o nosso lar. Em nome do pai, do filho, do espírito santo, amém.
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário
Chamadinha
Cantinho da Leitura.

Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

>TIL E SOM NASAL.
Aula explicativa com atividade impressa.
 Registre as palavras na lousa e chame a atenção para a quantidade de sons (fonemas) das palavras e para as letras que representam esses fonemas  finais.  Promova a leitura em voz alta dos nomes das figuras, evidenciando o som nasal das palavras. Chame a atenção da turma para o sinal til (~) nas palvavras.

DITADO DE PALAVRAS.

MELÃO/BALÃO/COMILÃO/GALÃO/BOLÃO/PILÃO/TELÃO/MILÃO/PIÃO/AVIÃO.



MATEMÁTICA: 

>CLASSIFICAÇÃO.
Aula explicativa.
Os alunos serão convidados a realizar uma atividade de classificação e organização de materiais de acordo com a cor do cesto de resíduos.





CIÊNCIAS:

>A INFÂNCIA 
Roda de conversa.
Pedir ao alunos que apresentem as fotos da família. Permitir que falem sobre o que sentem ao observá-las e sobre eventuais memórias afetivas ligadas a essas imagens.
  
2° aula.
Atividade do livro de Ciências página 26 e 27.

Avaliação:

>A avaliação dar-se-á de forma processual, contínua e gradativa. Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividade.



Comentários