PLANO, 1º BIMESTRE 2024 - 1° ANO DO ESNSINO FUNDAMENTAL

PLANO. 1º BIMESTRE 2024 -1° ANO DO ESNSINO FUNDAMENTAL


PROFESSORA: NILZA CARLA DE PONTES SOARES

1º BIMESTRE 


> LÍNGUA PORTUGUESA.

Objetos do conhecimento:

Protocolos de leitura
Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita
Construção do sistema alfabético
Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Construção do sistema alfabético e da ortografia

Habilidades:

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos da esquerda para a direita e de cima para baixo.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as ás suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social do quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF01LP07) Identificar fonemas e suas representações por letra.



Procedimentos metodológicos:

 Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Jogral



Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


> MATEMÁTICA

Objetos do conhecimento:

Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações e unidades de medida não convencionais.

Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.

Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.

Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico.


Habilidades:

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e\ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.


(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculos, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Utilização de fichas;

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Contagem oral.

Contagem de objetos.

Contagem escrita.

Exploração da acuidade visual.

Complementação de grupos de objetos ate seis.

Correspondência entre desenho, nome do número, número por escrito.

Organização de sequência de objetos

Identificação de objetos que não faz parte do grupo.

Identificação rápida de quantidades

Leitura e escrita de números;

Trabalho com recorte e colagem;

Jogos da memória;

Leitura e interpretação de gráficos;

Utilização de jogos para matemática;

Elaboração da linha do tempo.




Avaliação: 

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.



> CIÊNCIAS.    

Objetos do conhecimento:

Características dos materiais.
Corpo humano.
Respeito à diversidade

Habilidades:


(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.


Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Jogral


Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.



> HISTÓRIA.

Objetos do conhecimento:

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial


Habilidades:


(EF01HI02) Identificar a relação entre suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

(EF01HI01) Identificar aspectos do seu conhecimento por meio de registro das lembranças particulares ou lembranças dos membros de sua família e\ou de sua comunidade.

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados á família, á escola e á comunidade.

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.


Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Jogral




Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.



> GEOGRAFIA.

Objetos do conhecimento:

O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Situações de convívio em diferentes lugares

Habilidades:

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc).


Procedimentos metodológicos:


Investigação do conhecimento prévio;

Leitura de mapas.

Produção de mapas.

Leitura de imagens de satélites.

exibição de vídeos e imagens.

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Jogral


Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.


> ARTE.

Objetos do conhecimento:

Contextos e práticas

Processos de criação

Elementos da linguagem

Habilidades:

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (pontos, linhas, forma, cor espaço, movimentos etc.).

Procedimentos metodológicos:


Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Formulação de questionamento;

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Entrevista;

Leitura e interpretação de mapas;

Utilização do globo;

Aula de campo.


Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.


> EDUCAÇÃO FÍSICA.

Objetos do conhecimento:

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

Esportes de marca

Habilidades:


(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.


(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

(EF12EF06) Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.


Procedimentos metodológicos:

Exibição de vídeos, músicas e fotos.

Recriação de jogos e brincadeiras.

Aulas expositivas.

Leitura individual, coletiva em grupo e silenciosa.

Competições de diversos jogos e brincadeiras.

Atividade escrita.

Jogos de tabuleiro.

Jogos online.

Desenhos.

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.

> ENSINO RELIGIOSO.

Objetos do conhecimento:

O eu, o outro e o nós
Imanência e transcendência.
Sentimentos, lembranças, memórias e saberes

Habilidades:

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.

(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

Procedimentos metodológicos:

Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Formulação de questionamento;

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Entrevista;

Leitura e interpretação de mapas;

Utilização do globo;

Aula de campo.




Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


Comentários