ATIVIDADES DE SEGUNDA-FEIRA. 20 DE NOVEMBRO DE 2023

Habilidades:

EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

.(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Objetivo:

Combinar as sílabas ludicamente e formar novas palavras.

Resolver problemas de adição envolvendo os conceitos  de juntar e acrescentar.

Conhecer a história de Zumbi dos Palmares.


Atividade permanente:

Oração: 

Boa tarde meu Deus querido, a aula já vai começar, nós queremos que o senhor, venha conosco ficar, aqui estamos juntinhos, e já vamos estudar, abençoe as professoras, os coleguinhas, a nossa escola e também o nosso lar. Em nome do pai, do filho, do espírito santo, amém.


Leitura do alfabeto cantado.




Leitura dos números de 0 a 50.


Cantiga dos dias da Semana.

Cantemos felizes a canção do dia,

hoje é segunda-feira dia de alegria. 

São sete dias que a semana tem,

quando um se vai logo outro vem.

Domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado, que bom!


Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA 

>  POEMA: A cor de Mirella.

Leitura e interpretação do texto: A Cor de Mirella,

Exposição de plaquinhas com palavrar de acordo com o texto,  dramatização da história, narrada pelo aluno 



Livro: A Cor Bela de Mirella Autora: Jucele Santos Ilustrações: Sergio Pereira 

Editora: Historinhas pra Conta.


MIRELLA  É UMA MENINA LINDA.
COM OLHOS EXPRESSIVOS,
CABELOS BEM ENROLADINHOS
E PELE MARRONZINHA

ELA É TRAVESSA E CURIOSA,
CANTA BRINCA COM SUA BONEQUINHA,
PULA EM CIDA DA CAMA E FAZ GERRA
 DE TRAVESSEIRO COM SEU IRMÃO.

E TEM MAIS UMA COISA QUE MIRELLA AMA FAZER.
IR A ESCOLA.

UM DIA NA ESCOLA MIRELLA QUIS BRINCAR DE RODA
COM UMA NOVA GAROTINHA QUE HAVIA ACABADO DE 
SE MUDAR PARA O BAIRRO E AGORA ESTUDAVA ALI.

MAS A GAROTINHA NÃO DEIXOU,
DISSE QUE MIRELLE TINHA UMA COR FEIA
AO CHEGAR EM CASA, MEIRELLE DISSE A SUA MÃE.

AO CHRGAR EM CASA, MIRELLA FALOU.
-MÃE EU ACHO MINHA COR LINDA.

A MÃE DE MIRELLA DISSE QUE  ELA  TINHA MESMO
 UMA COR LINDA E PERGUNTOU.
-POR QUE VOCÊ ESTÁ ME DIZENDO ISSO, FILHA?


MIRELLE CONTOU O QUE HAVIA ACONTECIDO.
SUA MÃE FALOU QUE AS PESOAS SÃO DIFERENRES, 
COM OLHOS DIFERENTES, CABELOS DIRFERENTES,
TAMANHOS DIFERENTES, CORES DIFERENTES E QUE, 
POR ISSO, E POR ISSO AS PESSOAS ERAM ESPECIAIS.



NO OUTRO DIA,  NA ESCOLA, ENQUANTO MIRELLA
 BRINCAVA COM SUAS AMIQUINHAS, PERCEBEU
QUE A GAROTINHA NOVA ESTAVA SENTADA  NUM 
CANTINHO E TRISTE.
 
MIRELLA ENTÃO SE APROXIMOU E PERGUNTOU
 POR QUE ELA ESTAVA ASSIM, A GAROTINHA NOVA
 DISSE QUE UM MENINO HAVIA DITO QUE SEU 
CABELO TINHA UMA COR FEIA
-MÃE, EU GOSTO MUITO DA MINHA COR.

MIRELLA EXPLICOU  QUE AS PESOAS ERAM  DIFERENRES, 
COM OLHOS DIFERENTES, CABELOS DIRFERENTES,
TAMANHOS DIFERENTES, CORES DIFERENTES E QUE
 ELA ERA UMA MENINA ESPECIAL.

-VEM BRINCAR CONOSCO, DISSE MIRELLA, 
A GAROTINHA SE LEVANTOU E JUNTAS 
BRINCARAM O RECREIO INTEIRO.
 
Atividade impressa.
Observação  e identificação  das imagens,  encontrando suas características físicas  e marcando com a consoante x.



Ditado estourado.
Dentro do balão será colocado palavras de acordo com texto que está sendo trabalhado na aula, os balões estarão colado na lousa e quando estourar o balão dentro terá palavras ou frases para ler ou escrever. 



Ler e escrever  na atividade impressa as  palavras  que estão dentro dos balões colado na lousa.



MATEMÁTICA:

> ADIÇÃO

Comparar, discutir e resolver as duas situações -problema. envolvendo as ideias de juntar e acrescentar.



HISTÓRIA:

TEXTO: ZUMBI DOS PALAMRES.

Exibição do vídeo: ZUMBI DOS PALMARES - História Para Crianças

Roda de conversa.









Avaliação:

>Por meio da leitura e da escrita, resolução de problemas,  participação dos  alunos nas atividades e roda de conversa

 



Comentários